Governança corporativa

A Governança Corporativa se caracteriza por um conjunto de boas práticas que abrange os costumes, regulamentos, políticas, leis, processos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada, dirigida ou controlada. Seu objetivo é o controle da gestão do negócio, sempre de forma ética e com transparência, sendo os principais envolvidos:  os acionistas, a alta administração e o conselho de administração, bem como, os funcionários, clientes, fornecedores, bancos, instituições reguladoras como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários, entre outros.

Lotti e Araújo Sociedade de Advogados conta com uma equipe especializada que poderá lhe auxiliar nas seguintes atividades:

  • Implantar a governança corporativa de forma a estruturar o relacionamento entre a diretoria, acionistas, conselho de administração, órgãos de fiscalização e controle e demais stakeholders,
  • Revisão e Análise de processos, de forma a sugerir, caso necessário, melhorias de normas, procedimentos e fluxogramas;
  • Identificação de riscos operacionais;
  • Definir políticas, procedimentos e normas para a estrutura organizacional das empresas com base na legislação, regulamentação e melhores práticas;
  • Controle mitigatório de riscos nas áreas de negócio;
  • Definir objetivos, parâmetros e diretrizes estratégicas de desempenho;
  • Garantir o exercício dos direitos dos acionistas e o seu tratamento paritário.